Quanto mede um campo de futebol profissional?

Saber quanto mede um campo de futebol é uma dúvida bastante comum entre os fãs do esporte, estudantes e até mesmo em jogadores que estão começando a sua carreira esportiva. Embora existam variações permitidas dentro de um intervalo estabelecido pelas regras do jogo, essas dimensões atendem a padrões rigorosos definidos pela FIFA.
O objetivo é garantir uniformidade e proporcionar as condições ideais para um jogo justo e dinâmico. Ao longo do artigo, o Red Bull Bragantino explica quais são as medidas oficiais, quais variações são permitidas e outras curiosidades sobre campos de futebol.
- Qual é o tamanho oficial de um campo de futebol profissional?
- Todos os campos de futebol profissional têm as mesmas medidas?
- Qual a diferença entre campo profissional, amador e society?
- Como o tamanho do campo influencia o tempo de jogo e o estilo de jogo?
- Quais são as marcações obrigatórias em um campo oficial?
Qual é o tamanho oficial de um campo de futebol profissional?
O valor de quanto mede um campo de futebol mudou bastante no decorrer da história do esporte. Atualmente a FIFA estipula que um campo profissional possua entre 90-120 metros de comprimento e 45-90 metros de largura. No caso de partidas internacionais, as regras da organização são mais rígidas, determinando que a dimensão mínima do campo seja 64x100m, e a máxima seja de 75x110m.
A padronização dessas medidas facilita a adaptação dos jogadores às diferentes arenas, permitindo consistência no estilo de jogo. A uniformidade é especialmente importante para jogos transmitidos globalmente, onde o público espera assistir a partidas em condições similares, independentemente do estádio.
Todos os campos de futebol profissional têm as mesmas medidas?
Conforme explicado, nem todos os campos de futebol profissionais possuem as mesmas medidas de tamanho. No entanto, a FIFA estabelece uma faixa de dimensões que são permitidas, seja para partidas internacionais ou não. Ou seja, existem variações sobre quanto mede um campo de futebol profissional.
Qual a diferença entre campo profissional, amador e society?
As diferenças entre um campo profissional, amador e society mudam não só em suas medidas, mas também no tipo de gramado e o número de jogadores em cada time. A tabela abaixo traz mais informações sobre cada tipo de campo:
| Tipo de Campo | Dimensões (m) | Gramado | Número de jogadores |
| Profissional | 64x10075x110 | natural | 11 |
| Amador | 45x9090x120 | natural/sintético | 11 |
| Society | 25x4535x55 | sintético | 7 |
Como podemos notar, os campos society são bem menores que um campo profissional da FIFA ,e também possuem um número menor de jogadores em cada time. Já campos amadores as medidas podem variar bastante, podendo ser pequenos ou grandes.
Como o tamanho do campo influencia o tempo de jogo e o estilo de jogo?
O tamanho do campo influencia diretamente no estilo de jogo dos times e também no tempo de jogo. Campos maiores favorecem estratégias que utilizam passes longos, transições rápidas e um maior aproveitamento das laterais, algo que força o time adversário a cobrir uma maior área para fazer a sua defesa, mas também faz o time atacante pensar em cada passe, o que torna o ritmo do jogo mais cadenciado.
Por outro lado, campos de futebol menores favorecem um estilo de jogo mais compacto e com uma marcação bem mais forte. Com um espaço reduzido, os jogadores precisam manter uma defesa mais sólida e tomar decisões rápidas com a bola, tornando as partidas mais dinâmicas.
Quais são as marcações obrigatórias em um campo oficial?
As marcações de um campo de futebol oficial são essenciais para garantir o cumprimento das regras e o andamento correto da partida. Todas as marcações obrigatórias pela FIFA são:
- Linhas Laterais: Responsáveis para delimitar o comprimento do campo;
- Linhas de fundo: Delimitam a largura do campo e é onde se localiza as metas;
- Linha de meio-campo: Divide o campo em duas metades iguais;
- Círculo central: Localizado no meio campo e com a medida de 9,15 metros, é usada para determinar onde os jogadores não podem entrar no início ou reinício de jogo;
- Grande área: São linhas de 16,5 metros que avançam a partir de cada poste do gol, é a área onde o goleiro pode usar as mãos e onde faltas resultam em pênaltis;
- Pequena área: Linhas traçadas de 5,5 metros de cada poste do gol, sinaliza a área de reposição de bola do goleiro;
- Marca do pênalti: Ponto de cobranças de pênalti, fica localizado a 11 metros do centro da linha do gol;
- Meia-lua: Semicírculo com um raio de 9,15 metros a partir da marca do pênalti. Indica a distância mínima que os jogadores devem manter durante uma cobrança de pênalti;
- Arcos de escanteio: São quartos de círculo com um metro de diâmetro localizados nos quatro cantos do campo, servem para delimitar a área de cobrança de escanteio;
- Bandeirinhas de escanteio: Cada uma possui 1,5 metros de altura e são colocadas em cada canto do campo para sinalizar seus limites.
As marcações devem ser feitas utilizando tinta branca e todas as linhas devem possuir a mesma largura, não podendo passar do limite de 12 centímetros. Todas as linhas fazem parte das áreas que elas delimitam.
Podemos concluir que, por mais que haja variações permitidas pelas regras da FIFA, os campos de futebol utilizados em competições seguem padrões rigorosos de largura e comprimento para garantir jogos justos e equilibrados. As dimensões do campo influenciam diretamente na dinâmica da partida, estratégias e até mesmo no preparo físico dos atletas em campo.
Espero que o conteúdo sobre Quanto mede um campo de futebol profissional? tenha sido de grande valia, separamos para você outros tão bom quanto na categoria Blog

Conteúdo exclusivo